VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pesca ao meixão no Rio Minho

O Rio Minho, curso de água que faz fronteira, numa extensão aproximada de setenta e cinco quilómetros, entre Portugal e Espanha, desde Cevide, localidade mais a norte do nosso país, na freguesia de Cristoval, concelho de Melgaço, até Caminha, onde desagua no mar, junto ao forte da Ínsua, é bem conhecido, para além da deslumbrante beleza das suas paisagens, pela abundância e qualidade ímpar das múltiplas espécies piscícolas das suas águas, de que destaco o salmão, o sável, a truta, a solha, o robalo, o meixão e a lampreia. Não estranha, assim, que haja muitos pescadores, de ambas as margens do rio que, nas épocas próprias, normalmente de inverno, se lancem nas suas frágeis embarcações, às horas mais indicadas em função das marés, em busca do sustento ou de um complemento do sustento familiar. Parece ser uma faina rentável, quando corre bem e a sorte ajuda, mas é seguramente dura e mesmo perigosa, sobretudo à noite,
muito em especial quando o estado da água e as condições climatéricas não são as melhores. As várias  tragédias ocorridas nesse local comprovam, infelizmente, isso mesmo.
As fotos que junto foram tiradas do topo norte do areal da praia do Camarido, em Caminha, no dia 17 de Fevereiro último, ao escurecer, as primeiras ainda com bastante luz e as últimas quase de noite, quando os pescadores do meixão começavam a chegar e a estender as suas redes. Note-se que este rio é o único, em Portugal, onde a pesca a esta espécie ainda é permitida. Céu limpo, barra em tons avermelhados, indiciadora de bom tempo e a quase ausência de vento eram a garantia, em princípio, de uma jornada de pesca tranquila mas, em contrapartida, o termómetro deve ter baixado dos zero graus…brrrrrrrr! Eu e o meu companheiro de expedição, o professor Paulo Bento, estivemos junto à água cerca de 40 minutos e já saímos em passo acelerado...   imagino os pescadores que por aí
permaneceram uma boa parte da noite! Assim, é a eles e, muito em especial, ao Rui Fernandes, professor/pescador que também por lá andava e que me deu indicações preciosas sobre o melhor local e altura para as obter, que dedico as fotos que apresento (clicar para aumentar). 
Espero que gostem…e continuação de boas pescas.   

Sem comentários:

Enviar um comentário