VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ALMOÇO DOS REIS 2012

A direção do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense levou a efeito, uma vez mais, no dia um de Abril último, o tradicional almoço-convívio dos reis, no salão da coletividade.
Em exposição ao público esteve a maqueta em gesso do Hotel Porta do Sol, de Caminha, construída em 1989 por Manuel Renda e seu sobrinho Alberto Constantino, agora restaurada por este último ( que também esteve no almoço), depois de ter sido oferecida ao GEPPAV por quem a encomendou, o construtor civil, Luis Silva.
Como vem sendo habitual, esta grandiosa confraternização, aberta a todos os vilarmourenses e para a qual são também convidados representantes de várias instituições locais e outros amigos, é o culminar de um processo que se inicia com a visita de uma grupo de
 tocadores e cantadores, a casa de todos os habitantes, no decorrer de Janeiro, entoando a muito “velhinha” música dos reis. Eu próprio integrei esse grupo, durante décadas, tocando vários instrumen- tos (flauta, bandolim, viola e acordeão) e acompanhando vocalistas de que me ocorre destacar, pelo seu carisma, pelo seu valor e pelos muitos anos em que participaram, os saudosos Mário Loureiro,   Armando Ranhada, Ilídio Alves (mais tocador de bandolim mas também cantador) e Gabriel Barros, infelizmente todos já falecidos, e o Manuel Gomes (Moledinho), agora “reformado”. Isto sem qualquer desprimor, naturalmente, para muitos outros, incluindo o Hernâni e o Jorge Barros ( que já foi presidente da associação), que desempenham papel preponderante no
 actual grupo e com os quais já toquei imensas vezes.
Com menos algumas pessoas que o ano passado, o salão apresentava-se, mesmo assim, muito bem composto, como se pode verificar pelas fotos que junto. Na mesa presidencial estiveram, para além do presidente do CIRV e como convidados, o vereador do pelouro da cultura da Câmara Municipal, a presidente da Junta de Freguesia, o deputado à Assembleia da República, Jorge Fão, o comandante da Capitania do Porto de Caminha, o comandante dos Bombeiros, um representante do Grupo Motard e Dantas Lima, atualmente programador de actividadaes teatrais e outros espetáculos na câmara de Ponte de Lima e um velho
 colaborador e bom amigo desta associação, durante muitos anos, tendo chegado a orientar ações de formação de teatro, enquanto funcionário do INATEL. Os quatro primeiros proferiram, concluído o repasto, breves palavras alusivas ao acontecimento que terminou, como também vem sendo prática habitual, com a actuação do grupo dos reis.
As minhas felicitações à direcção e a todos quantos contribuíram para que fosse possível concretizar mais uma edição de tão importante evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário