VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CARTA DE FOROS DE SEIXAS


Edição de Livro - 750 º Aniversário
 



A vizinha freguesia de Seixas comemora a passagem do 750 º aniversário da outorga da Carta de Foros, por D. Afonso III (bisneto de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal), na cidade de Coimbra, no dia 9 de Novembro de 1262.

No âmbito das comemorações dessa importante efeméride e do Dia da Comunidade Seixense, a Junta de Freguesia local decidiu editar um pequeno livro, onde é apresentado, analisado e explicado esse documento, à luz do contexto histórico em que foi produzido.

O livro, intitulado “CARTA DE FOROS DE SEIXAS”, é da autoria da Dra Maria João Oliveira e Silva, Licenciada em História e Mestre em História Medieval, sendo a sua capa e toda a conceção gráfica da responsabilidade de Carlos da Torre.

A cerimónia da sua apresentação pública ocorreu no passado dia 10 de Novembro, às 16H00, no Salão de Festas do  Grupo  Recreativo e Cultural  dos  Amigos de
 

Seixas, tendo estado na mesa a Presidente da Assembleia de Freguesia, Paula Cristina Aldeia Maciel, o Presidente da Junta, Aurélio Pereira e a autora do trabalho.

Todos eles fizeram curtas intervenções, tendo Paula Aldeia Maciel aberto a sessão e agradecido a quantos, de uma ou outra forma, contribuíram para que fosse possível a concretização desta obra, felicitando ainda a autora pela qualidade da mesma.

Aurélio Pereira referiu que a passagem do 750 º aniversário da outorga da Carta de Foros à “Vila de S. Pedro de Seixas” acresce, este ano, um particular significado à tradicional data da comemoração do Dia da Comunidade Seixense, o que fez com que a Junta de Freguesia, pretendendo dar uma maior relevência a essa efeméride, tivesse optado por editar e pôr à disposição dos "fregueses de Seixas”, um documento de grande valor histórico para a localidade.
Realçou a importância da colaboração do Prof. Paulo Bento, pelo incentivo e apoio à iniciativa e até pela sugestão do nome da Dra Maria João Oliveira e Silva para a realização do trabalho, fez um breve resumo bibliográfico desta autora, agradeceu a ambos e ainda à direção do Grupo Recreativo e Cultural dos Amigos de Seixas e à Câmara Municipal, respetivamente, pela cedência do espaço e pelo apoio financeiro ao projeto.

A terminar usou da palavra a autora que, mais do que falar do livro em si, preferiu “brincar” um pouco com a questão das datas, deixando no ar a seguinte interrogação,
a que tentou dar resposta, através de um exercício mental que intitulou de “quase lúdico” :

- Se é certo que a outorga da Carta de Foros à Vila de S. Pedro de Seixas, por D. Afonso III, aconteceu na cidade de Coimbra, no dia 9 de Novembro de 1262, quando terão os seixenses tido acesso a esse documento? 

A autora, considerando como provável a utilização da via terrestre para o seu transporte, recorrendo à estrada construída pelos romanos, que entrava a norte por Valença, passava por Ponte do Lima, Braga, Porto, Gaia, Vila da Feira, Águeda, Coimba e seguia até Lisboa… assim, disse, “uma espécie de A1 dos tempos medievais” e considerando normal que o correio, como média, tivesse percorrido 50 quilómetros por dia,com per-
noita em estalagens e albergarias e com muitos perigos, como assaltos, mau tempo e acidentes à espreita, a tudo correr bem, concluiu, seriam necessários seis dias para chegar a Seixas.

Ou, dito de outra maneira, a carta régia escrita que se comemora, terá chegado ao seu destino, mais dia menos dia, a 15 de Novembro de 1262.

Interessante e pedagógica, penso eu, esta forma de apresentar um livro baseado num documento do século XIII, porque põe em evidência uma realidade histórica que hoje, na era da velocidade e da alta tecnologia, com internet, telemóveis, aviões, TGV e carros de elevada cilindrada, muitos de nós, sobretudo os mais jovens, temos alguma dificuldade em entender e, sobretudo, va-
lorizar.
 
Resta-me agradecer à Junta de Freguesia de Seixas o convite que me foi dirigido (via e-mail, foi num ápice…) para estar presente nesta cerimónia simples mas cheia de significado, felicitá-la pela iniciativa e dar os parabéns a todos os seixenses pelos 750 anos da sua Carta de Foros.

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário